Blog
Vômitos e dores abdominais. O que fazer? Qual a recomendação em cada caso?
Vômitos e dores abdominais são um dos sintomas mais recorrentes no consultório. As causas variam desde problemas mais graves. Por isso diante das queixas da criança, a recomendação sempre é procurar um médico assim que possível.
Os vômitos são uma defesa contra alguma agressão no trato digestório, seja por um processo infeccioso, como uma intoxicação alimentar, ou inflamatório. No caso das infecções por vírus ou bactérias, é comum que depois dos episódios de vômito apareçam cólicas, diarreia e febre. As dores de barriga podem ser desde problemas simples, como uma constipação, até algo mais grave, como apendicite ou ingestão de corpos estranhos.
O que fazer?
✅ primeiro é preciso se acalmar e acalmar a criança;
❎ não se deve oferecer nada, já que o estômago está em contração e vai acabar vomitando novamente;
🚨 o maior risco, é a desidratação. Por isso, é preciso ficar atento à quantidade expelida e, se for preciso, iniciar a reposição com soro caseiro.
Importante a consulta médica antes de qualquer medida, pois só um especialista pode indicar quanto e como utilizar a bebida.
Prestar atenção aos sinais de alerta:
se há diminuição do volume de urina, ou se ela fica mais concentrada – com uma cor amarelo ouro, se há choro sem lágrimas ou língua seca, sem saliva. Se tiver dores e forem muito intensas ou piorarem muito, ou se duram muitas horas, ou ainda se há outros sintomas como sudorese, alteração nos batimentos cardíacos, pressão baixa, procure ajuda médica imediatamente.
Nesses Casos, A Indicação É Procurar Um Auxílio Médico Imediatamente.
Fonte: Adaptado do site Hospital Albert