Blog

Vacinação em lactantes contra Covid-19

Vacinação em lactantes contra Covid-19




A OMS entre outras entidades internacionais se posicionou claramente a favor da vacinação em lactantes.

O E-lactancia, site destinado principalmente a estudos de compatibilidade ou não de medicamentos e substâncias utilizadas pela mulher durante a amamentação, se posiciona a favor da vacinação de lactentes (situação bastante segura, provavelmente compatível, risco leve um pouco provável), citando nominalmente as vacinas Pfizer, Moderna e Oxford.

A ABM (Academy of Breastfeeding Medicine) confirma que há pouca plausibilidade biológica de que a vacina cause danos aos lactantes e chama atenção para os anticorpos para SARS-CoV-2 provindos do leite de mulheres vacinadas que podem proteger criança amamentada.
um benefício claro da vacinação da gestante e/ou fê lactante é propiciar a proteção destas mulheres contra a COVID-19, diminuindo, portanto, o risco teórico de transmitir a infecção aos filhos destas mães vacinadas. além disso, o leite materno contém anticorpos (Iga secretória contra SARS-CoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado da COVID-19.

A SPB é enfática em recomendar a vacinação de mulheres que, na sua oportunidade de vacinação, estiverem amamentando, independentemente da idade de seu filho, sem necessidade interrupção dona lita mento materno, ressaltando todos os benefícios ambas as ações (imunização e amamentação).

Em relação à administração de vacinas COVID-19 durante a gestação a posição da SBP é que ela poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor. feiras de gestantes que eventualmente foi vacinados inadvertidamente devem ser informados pelos profissionais sobre a baixa probabilidade de risco encaminhadas para acompanhamento pré-natal de rotina.

Por fim, dada a importância de reduzir o risco de COVID-19 para lactantes e seus recém-nascidos, é essencial determinar o perfil de segurança dessa imunização, e a SBP enfatiza a necessidade de estudos com o uso das vacinas COVID-19 em gestantes e lactantes a fim de subsidiar recomendações baseadas em evidências.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Abrir WhatsApp
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dra. Lausane Dietrich 😊👋

Entre em contato pela WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!