Blog
Setembro, mês de combate a obesidade infantil.
O aumento expressivo da prevalência de obesidade, a gravidade das suas repercussões, as dificuldades para o seu controle e o alto custo para a sociedade fazem deste distúrbio nutricional importante problema de saúde pública, que necessita ser prevenido desde idades precoces. Por isso foi instituído em setembro o mês de combate a obesidade infantil.
A curto prazo, crianças e adolescentes com obesidade tendem a ter pior autoestima, podem se isolar ou apresentar maior dificuldade de socialização, com o uso de roupas que escondam o excesso de peso.
A longo prazo, a obesidade está relacionada ao aumento de risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, aumento da resistência insulínica (às vezes considerada como um fator de risco para diabetes) e problemas respiratórios, alérgicos, de sono e outros. A obesidade na maioria dos casos se inicia na infância e se leva para a fase adulta.
Conscientização sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa, bem como estimular a prática de atividades físicas visando a melhoria da qualidade de vida das crianças são fundamentais para virar o jogo nesta batalha contra a obesidade