Blog
Peitolé: o picolé de leite materno
Mães e especialistas adotaram este nome para o chamado sorvete caseiro feito com leite materno. Só que ainda que popular, a técnica pede cuidados específicos já que envolve o congelamento do alimento dos pequenos.
O peitolé pode ser oferecido a partir do sexto mês de vida do bebê, para que não haja nenhuma interferência no aleitamento materno. Pois a partir desta faixa etária, a criança já tem condições e amadurecimento para experimentar e manipular outros alimentos.
O alívio do calor causado pelas altas temperaturas e o incômodo trazido pela erupção dos primeiros dentes são os principais motivos que levam os pais a pensarem no congelamento do leite materno em forma de picolé. Mas mães e pais precisam lembrar que o leite materno congelado em formato de picolé não tem função nutritiva e não substitui as mamadas.
Importante: O peitolé pode ser mantido no freezer entre um período de sete a quinze dias, no máximo. O que não foi consumido neste intervalo deve ser descartado. Assim como o que foi descongelado e não gasto pelo bebê. O leite materno descongelado também não deve ser congelado novamente.