Blog
Julho Amarelo, Mês de Conscientização das Hepatites Virais
A Campanha “Julho Amarelo” tem a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação no fígado, no caso das hepatites virais, inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Nem sempre apresenta sintomas, mas podem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Hepatite A; Está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene, comum em locais com condições precárias, podendo ser passado da mamãe para o bebê durante a gravidez (transmissão vertical).
– A vacina contra a hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção;
– Lavar as mãos com frequência, especialmente após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos;
– Utilizar água tratada para lavar os alimentos que são consumidos, cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los e lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
– Nunca deixar as crianças tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto;
Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência, sendo transmitido por contato sexual ou sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
– A vacina é a principal medida de prevenção contra a hepatite B, sendo extremamente eficaz e segura.- A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê.
Hepatite C: A transmissão ocorre através do contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos pessoais com pessoas contaminadas. A transmissão da mamãe para o filho pode ocorrer durante a gestação ou parto (menos comum).
– A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê.