Blog
Impactos das dietas vegetarianas e veganas em crianças
👉🏻 Recentemente, o interesse em dietas à base de plantas aumentou em muitos países. De modo geral, as dietas vegetarianas excluem carne e peixe, enquanto as dietas veganas eliminam todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios e ovos. As principais razões para essa mudança alimentar estão: sustentabilidade planetária; melhoria da saúde, incluindo prevenção de doenças não transmissíveis; e maior preocupação com o bem-estar animal.
👉🏻 Os vegetarianos e veganos em crianças se torna preocupante, já que as necessidades de nutrientes e energia destes, são maiores em relação ao peso corporal e cujo crescimento pode ser prejudicado por deficiências de nutrientes em períodos sensíveis do seu desenvolvimento.
👉🏻 A aterosclerose ou a formação de placas de gorduras nas artérias tem origem na infância e está relacionada a fatores de risco cardiometabólico que, juntamente com os hábitos alimentares, seguem até a idade adulta.
Conclusão
👉🏻 Dietas vegetarianas e veganas a partir da infância podem reduzir o risco adulto de doenças cardiovasculares, no entanto, um risco aumentado de deficiências nutricionais e menor conteúdo mineral ósseo e altura, trazendo alguns malefícios ao seu desenvolvimento.