Blog
Excesso de sal e açúcar: Por quê os hábitos alimentares incorretos são prejudiciais para as crianças?
Doenças que durante muitos anos eram comuns apenas em adultos, hoje são cada vez mais frequentes e comuns em crianças e adolescentes como a obesidade, a hipertensão, a diabetes e outras doenças cardiovasculares.
Os hábitos alimentares incorretos como a ingestão excessiva de sal e açúcar vem contribuindo para o aparecimento dessas doenças, particularmente em crianças com excesso de peso.
Os bebês têm uma predisposição inata para o gosto doce, enquanto o sabor salgado se manifesta após algumas semanas. A modificação dos estilos alimentares e a atual disponibilidade, cada vez mais ampla de sal e açúcar, principalmente em produtos ultraprocessados, como salgadinhos, doces, pães e massas, levaram a um aumento exponencial do consumo desses dois nutrientes, sendo muito superior à recomendada pelos órgãos de saúde.
É importante e urgente que os pais tomem atitude, adotando hábitos alimentares e estilos de vida corretos para seus filhos. Aumentando o consumo e a ofertas de alimentação saudável, como frutas e vegetais, reduzindo a ingestão de açúcares livres como a frutose contida nos ultraprocessados, além de estimular a prática de atividades físicas, esportes e lazer ao ar livre para as crianças.