Blog
As crianças estão sofrendo na pandemia – Como identificar?
Sim, muitas crianças com menos de 10 anos estão ansiando pelo fim, porque não estão dando conta deste momento que vem afetando a todos. Muitos casos requerem até o acompanhamento psiquiátrico com administração de medicamentos, algo que deixa uma marca muito séria nesse ser em desenvolvimento.
Como identificar?
– Medo: O medo tira a criança da zona de segurança e a coloca em estado de alerta constante. Medo de pegar coronavírus, de morrer, da morte dos pais, avós ou outros parentes.
– Ansiedade: eles ficam mais agitados, têm dificuldade de concentração, pensamento acelerado, às vezes uma fala descontrolada, e isso afeta toda a família.
– Manias: Surgem manias como roer as unhas, puxar os cabelos, até tirar os pelos da sobrancelha, ou seja, comportamentos que diferem dos de uma criança tranquila. Falta de sono – seja por ausência de rotina ou porque não conseguem dormir.
– Depressão: Medo de sair de casa, de se relacionar com os amigos, por vezes com pensamentos persecutórios e mente muito acelerada.
– Reflexos psicossomáticos: falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, sintomas gastrointestinais, como úlceras, e até doenças da pele.
– Atraso da linguagem e da comunicação: que acaba retardando a própria construção de pensamento e da escrita.
Fonte: Márcia Canova – Secretária Municipal de Educação de Curitiba.