Blog
Diabetes Gestacional
A diabetes gestacional é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, podendo trazer uma série de complicações tanto para a mamãe como para o bebê. Atingindo cerca de 20% das gestações, inclusive mulheres sem histórico pessoal ou familiar da doença e geralmente desaparecendo após o nascimento.
É importante destacar que mulheres que são diabéticas e engravidam não são consideradas portadoras de diabetes gestacional, essa condição é considerada uma complicação específica da gravidez.
COMPLICAÇÕES PARA O BEBÊ
ALÉM DE SOBRECARREGAR OS ÓRGÃOS DO FETO E FAZER COM QUE ELE TENHA UM RISCO AUMENTADO DE MACROSSOMIA FETAL, a diabetes gestacional afeta o bebê no momento do nascimento: quando o cordão umbilical é cortado, o fornecimento de açúcar da mãe para o bebê é interrompido. Isso pode fazer com que ocorra uma QUEDA ABRUPTA NA QUANTIDADE DE GLICOSE DA CIRCULAÇÃO, LEVANDO A UM QUADRO DE HIPOGLICEMIA NEONATAL.
🚨 O EXCESSO DE HORMÔNIO ATRAPALHA A ABSORÇÃO DE CÁLCIO, POTÁSSIO E MAGNÉSIO. A alteração também pode FAVORECER A ICTERÍCIA E O PARTO PREMATURO. Quando a doença não é devidamente tratada, HÁ MAIORES RISCOS DE MALFORMAÇÕES FETAIS, ABORTAMENTO ESPONTÂNEO E PRÉ-ECLÂMPSIA.
Além disso, estudos apontam que filhos de mulheres que tiveram diabetes gestacional têm mais chances de desenvolver obesidade e diabetes em sua vida adulta.