Blog
Vacina Covid-19 em crianças e adolescentes
A pandemia de COVID-19 tem acometido com menos frequência crianças e adolescentes, representando entre 1% e 5% do total de casos confirmados. Porém as crianças e adolescentes não estão isentos da ocorrência de formas graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à COVID-19.
A única vacina licenciada pela Anvisa até o momento para uso em adolescentes maiores de 12 anos de idade é a produzida pelo laboratório Pfizer. Em relação às crianças menores de 12 anos não há nenhuma vacina ainda licenciada. Estudos estão em andamento, mas precisam ser concluídos para garantir que as vacinas sejam seguras e eficazes nessa população.
A liberação do uso da vacina da Pfizer é apoiada por estudos clínicos realizados nos Estados Unidos. O Ministério da Saúde do Brasil passou a recomendar a oferta da vacinação contra a COVID-19 para a população de 12 a 17 anos com e sem comorbidades, com início a partir de 15 de setembro de 2021, exclusivamente com a vacina Pfizer, obedecendo a seguinte ordem de prioridade:
– População de 12 a 17 anos com deficiências
permanentes;
– População de 12 a 17 anos com comorbidades
– População de 12 a 17 anos gestantes e puérperas
– População de 12 a 17 anos privados de liberdade
– População de 12 a 17 anos sem comorbidades.