Blog

Por que adiar o açúcar na alimentação dos pequenos?

Por que adiar o açúcar na alimentação dos pequenos?




Não é exagero ou “frescura” das mães que decidem não oferecer açúcar aos filhos antes dos 2 anos. Na verdade, essa é uma recomendação oficial da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde do Brasil.

Mas o que isso significa? 🤔

Evite:
➡️Sucos artificiais e de caixinha 🥤
➡️Biscoito maisena 🍪
➡️Doces em geral 🍬
➡️Refrigerantes 🥤
➡️Farinhas engrossante 🌾

Por que essa recomendação é tão importante?
👉 Durante os primeiros 1000 dias de vida, especialmente até os 2 anos, o paladar da criança está em formação. A exposição precoce ao sabor extremamente doce pode levar à rejeição de outros sabores, dificultando a aceitação de uma alimentação variada e equilibrada no futuro.
⚠️ O açúcar é uma caloria vazia, ou seja, oferece energia sem nutrientes essenciais. Isso aumenta o risco de obesidade infantil, que muitas vezes persiste na vida adulta, além de elevar as chances de diabetes, hipertensão e colesterol alto.
⚠️ Introduzir refrigerantes, doces e outros produtos açucarados precocemente pode fazer com que a criança rejeite frutas e sucos naturais no futuro.
⚠️ O consumo de açúcar desde cedo está fortemente associado ao aumento de cáries nos primeiros dentinhos.
⚠️ A oferta precoce de alimentos e bebidas açucaradas também eleva o risco de desmame precoce, impactando negativamente a nutrição da criança.
⚠️⚠️⚠️ E, o mais importante, a adição precoce do açúcar dificulta a criação de bons hábitos alimentares e desregula a rotina, pois o excesso de açúcar pode reduzir o apetite, comprometendo a aceitação de refeições saudáveis nos horários adequados.

⛔ Quanto mais tarde o açúcar for introduzido na dieta da criança, menor será o interesse dela por esse sabor.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Abrir WhatsApp
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dra. Lausane Dietrich 😊👋

Entre em contato pela WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!